Serviços

Ensaios não destrutivos

A soldagem subaquática é uma das técnicas mais interessantes para reparo e instalação de componentes em estruturas marítimas, principalmente pela rapidez de mobilização e simplicidade. No Brasil vem sendo empregada com sucesso na indústria de petróleo (instalação e reinstalação de anodos de sacrifício, solda de olhais, fixação de braçadeiras, reparo de trincas de fadiga, etc.) e tem despertado muito interesse na área de reparos navais, pela perspectiva de redução de custos, evitando a docagem da embarcação. Se você tem um problema estrutural e precisa soldar, estamos a sua disposição para ajuda-los.

Dentre as diversas atividades da inspeção submarina, o ensaio por partículas magnéticas ocupa uma posição de destaque, já que possui uma grande sensibilidade para detectar trincas de fadiga que aparecem nas soldas de ligação dos diversos componentes dessas estruturas oceânica,  devido aos esforços cíclicos que se desenvolvem nessas regiões. O princípio do teste se baseia no fato de que quando se produz em materiais ferromagnéticos um campo magnético homogêneo, este percorre o material na forma de linhas de fluxo magnético, que serão distorcidas ou desviadas de seu caminho quando se depararem com descontinuidades.

O ensaio por ultrassom se baseia na propriedade de reflexão das ondas sonoras, ao incidirem na superfície de separação de dois meios que possuem propriedades acústicas diferentes (impedância acústica, densidade, granulometria, velocidade de som , etc.). Esse ensaio utiliza as ondas mecânicas com o objetivo de dimensionar os efeitos da corrosão e/ou erosão sobre uma superfície metálica, verificando também as condições da estrutura em relação ao projeto.

A medição de potencial eletroquímico é um ensaio não destrutivo de fundamental importância para uma estrutura marítima submersa. É por intermédio desse teste que se determina o potencial da estrutura em relação ao meio corrosivo (eletrólito) com a finalidade de avaliar a condição do material metálico, ou seja, se o mesmo está protegido ou não da corrosão.

Os processos corrosivos ocasionam alterações indesejáveis que são altamente prejudiciais para qualquer equipamento. Quando este equipamento está instalado em ambientes muito agressivos, como é o caso da água salgada, a corrosão passa a ter um efeito muito significativo para a integridade dessas instalações. A deterioração prematura do material de uma estrutura marítima, pode afetar a sua vida útil ou então gerar pontos de concentração de tensões que podem levar o material à fadiga, ocasionando danos materiais vultosos, danos ambientais ou danos pessoais irreparáveis.

A medição de potencial eletroquímico é um ensaio fundamental para monitorar o sistema de proteção catódica de uma unidade marítima.

A inspeção subaquática é uma técnica subjetiva que é utilizada na detecção de grandes e pequenas descontinuidades. Tem como finalidade fazer um acompanhamento periódico do estado geral de estruturas submersas, visando aumentar a segurança, a continuidade operacional e a preservação desse grande patrimônio, além de verificar também, as condições da estrutura em relação ao projeto. É muito utilizada nos processos de certificação de plataformas marítimas, dando subsídio para as sociedades classificadoras. As técnicas de inspeção se aplicam a todos os sistemas de exploração, produção e escoamento de petróleo em alto mar.